WordPress 6.5 deixa a navegação do seu site mais rápida

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

 

Criadores e mantenedores de site, se preparem, pois amanhã, 26 de março, o mais popular aplicativo criador de sites e gestor de conteúdo do mundo, receberá uma grande atualização, o WordPress 6.5, com novidades para deixar seu site mais rápido, bonito, interativo e mais fácil de ser trabalhado colaborativamente, tudo sem depender de extensões. São muitas novidades trazidas pelo WordPress 6.5, por isso selecionamos algumas que mais se destacam.

Uma nova API para o WordPress 6.5

Tipicamente, ao navegar por um site construído pelo WordPress padrão, sem extensões, precisa carregar cada página, o que pode gerar uma experiência de uso pouco fluida, especialmente em serviços de hospedagem mais lentos. Uma das principais novidades do WordPress 6.5, é a adição da Interactivity API, que permite criar páginas interativas de forma simplificada, sem usar ferramentas externas.

A equipe do WordPress criou um site de demonstração da ferramenta, nele, a transição entre páginas é instantânea. Em nossos testes, consumiu recursos computacionais de quem acessa equivalente a sites tradicionais feitos pelo WordPress sem a Interactivity API.

Segundo a explicação dos desenvolvedores, blocos construídos com a Interactivity API conseguem compartilhar entre si, dados, ações e chamadas, fazendo a comunicação entre eles mais simples e com menos erros. Alguns exemplos de uso incluem a criação de páginas de vendas, onde há um bloco com o carrinho de compras sendo atualizado em tempo real, ferramentas de pesquisa com resposta instantânea e navegação rápida entre páginas de um site.

Mais acessibilidade e velocidade durante a criação de sites

Esta atualização traz melhorias de desempenho para tornar o processo de criação de sites mais ágil, principalmente enquanto está trabalhando com o editor de blocos ou com o editor de site. Além disso, páginas traduzidas tem um tempo de carregamento mais rápido graças a adoção de uma biblioteca mais leve. O WordPress 6.5 possui 65 melhorias de acessibilidade, dentre elas, tivemos ajustes nas configurações de contraste da imagem, do posicionamento de elementos e de foco no cursor.

Biblioteca de fontes

No WordPress 6.5 foi incluída uma biblioteca de fontes para o editor de blocos. Dessa maneira, fica mais fácil criar páginas com diferentes tipografias ao longo do texto. A biblioteca permite instalar fontes que você tem baixadas no seu computador, ou utilizar as presentes no Google Fonts nos seus blocos, expandindo ainda mais as possibilidades criativas.

Editor de blocos mais poderoso

Diversas adições foram feitas ao editor de bloco, agora podemos renomear cada um deles na visualização em lista, antes apenas conseguíamos renomear grupos. Isso é útil principalmente para organizar páginas grandes, com diferentes tipos de blocos.

Ainda temos várias novas opções de design, por exemplo, efeitos de sombra estão disponíveis para outros tipos de blocos e colunas, como os de imagem. Também adquirimos mais controle sobre a cobertura dos blocos, conseguindo ajustar as dimensões e escolher cores baseadas nos tons predominantes das imagens.

WordPress 6.5 deixa a navegacao do seu site mais rapida 2
Diferentes tipos de sombras adicionados a blocos de imagens. Imagem: Yoast.com

Trabalho colaborativo dinâmico

Agora, a visualização do trabalho dos revisores ficou mais completa, temos um quadro flutuante para visualizar revisões passadas e conseguimos rever todas as mudanças de forma visual e completa, desse modo, conseguimos entender melhor o que realmente contribuiu com a melhora do site, ou o que pode ter estragado tudo.

Como obter o WordPress 6.5?

Embora o lançamento oficial do WordPress esteja programado para o dia 26 de maio, cada serviço de hospedagem pode disponibilizar a atualização aos seus clientes conforme seu próprio calendário. Toda atualização pode vir com problemas, sendo assim, é bom esperar alguns dias e pesquisar pela internet como foi a experiência de quem já atualizou. Além disso, lembre-se de manter sua rotina de backups em dia, para conseguir restaurar o site ao estado anterior, caso sofra com algum problema.

Quando seu serviço de hospedagem disponibilizar o WordPress 6.5, você deverá ser notificado no painel de controle do seu site, conforme a maneira como você o personalizou, por padrão, o aviso da atualização aparece na página principal.

Fique por dentro das principais novidades do mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!

Fonte: / diolinux.com.br

Picture of QG Criativo
QG Criativo

Agência de Marketing Digital

Outros Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.