O WordPress 6.5 chegou: veja o que muda

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

O time de desenvolvimento do WordPress planejou três grandes atualizações para a plataforma de gestão de conteúdo em 2024 – e a primeira delas chegou no último dia 2: apelidada “Regina”, a versão 6.5 vem cheia de novidades para quem tem um site ou blog.

De acordo com o blog de desenvolvedores da plataforma, cerca de 700 colaboradores independentes, de 57 países, trabalharam na nova versão e, destes, mais de 150 participaram do desenvolvimento pela primeira vez.

WordPress 6.5: veja todas as novidades

Biblioteca de Fontes

Para a versão 6.5, o WordPress ganhou uma nova biblioteca de fontes, gerenciável de uma forma parecida com o que já se vê na inserção e manipulação de mídias.

Basicamente, você consegue instalar ou remover fontes locais (instaladas no seu computador) ou advindas do Google Workspace (online), selecionando no painel de controle quais você deseja usar. O melhor é que essa função é independente do tema usado como layout, então não há conflito entre design e conteúdo.

Para usar o recurso, basta ir até “Aparência”, seguido de “Editor” e acessar o painel de “Estilo”. Nele, a opção “Tipografia” mostra as fontes disponíveis. Nessa tela, você tem acesso às opções de fonte pré-instaladas e também um botão de upload caso você tenha uma tipografia customizada.

Revisão de estilo para Templates

Da mesma forma que você consegue ver o histórico de edições de um texto no painel, o WordPress 6.5 traz o mesmo recurso para revisão de estilo visual de acordo com o template (tema) que você estiver usando.

A exibição de todas as edições funciona da mesma forma do que se vê na parte de texto: um histórico paginado lista todas as mudanças de maneira resumida, com direito a paginação no caso de correções muito numerosas ou muito extensas, e marcações de tempo, com dia e hora, em que elas foram feitas.

Essa opção pode ser conferida no editor de páginas, dentro da guia “Estilo” no canto superior direito. Um ícone chamado “Revisão” mostrará a prévia de todas as mudanças a serem feitas e, no canto direito, uma coluna lista a linha do tempo das correções já feitas.

Controle aprimorado de links

O WordPress 6.5 atualizou a interface de inserção de hyperlinks, agora exibindo novos parâmetros, como um criador de endereços customizados (link builder) e uma nova exibição de prévia da URL conectada ao texto.

Para ver esse novo formato em ação, escreva algo no painel de edição, insira o hyperlink por meio do ícone dedicado ou pelo atalho CTRL+K do teclado e, depois, basta clicar na palavra com o link para ter acesso às novas opções.

Novas APIs de interatividade

As APIs de interatividade do WordPress sempre foram um dos destaques da plataforma de gestão de conteúdo e, na versão “Regina”, elas foram melhoradas. Agora, é possível inserir botões de interação para o usuário diretamente dentro dos blocos de texto, ampliando a capacidade de funções pelas quais o usuário consegue usar a sua plataforma.

Anteriormente, essa função só era possível por meio de plugins de terceiros e, a cada atualização, havia o risco desses plugins “quebrarem”, se tornando inutilizáveis.

Melhorias de compatibilidade de plugins

Falando nos plugins, o WordPress 6.5 traz novidades neste departamento, também: desenvolvedores agora podem postar alertas da necessidade de algum plugin para funções no topo de uma página, com uma lista separada por vírgulas para identificar os “slugs” necessários para cada um.

Mais além, essa mesma função permite o uso de links que direcionam você para a página específica do plugin necessário, economizando tempo e ampliando a compatibilidade da página.

Melhorias gerais

Fora esses novos recursos, o WordPress 6.5 também conta com correções variadas de bugs, melhorias em segurança e maior velocidade e estabilidade na navegação geral. Segundo a Automattic – empresa responsável pela plataforma – o carregamento está 2,5 vezes mais rápido que a versão anterior quando você alterna a navegação entre editor de texto e editor de página/site.

Melhorias na API de HTML e design de interface dos blocos de texto também estão presentes.

O WordPress 6.5 Regina já está disponível para download e instalação por meio da página da plataforma ou, se você já é um criador de conteúdo que a utiliza, um alerta no seu painel de controle já deve ter aparecido, recomendando a atualização.



Fonte: / www.tudocelular.com

Picture of QG Criativo
QG Criativo

Agência de Marketing Digital

Outros Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.