Como ver um perfil privado no Instagram

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Confira algumas dicas para tentar visualizar um perfil trancado no Instagram e ter acesso a fotos, videos, ciclo de amizades e outros itens

29 de março
2024
– 14h36

(atualizado em 30/3/2024 às 15h57)

Quando uma conta deixa de ser pública, o conteúdo dentro dela fica restrito ao seu ciclo de amizades — isso sem contar com o filtro para os amigos próximos, que permite deixar  tudo ainda mais privativo. No entanto, dá para tentar ver um perfil privado no Instagram se você seguir algumas dicas básicas para isso.



Foto: Cláudio Schwarz/Unsplash/Canaltech

5 dicas para ver um perfil privado no Instagram

Se você deseja ter acesso a fotos, vídeos e lista de contatos de uma conta privada no Instagram, é possível recorrer a alguns macetes para tentar driblar essa trava

Vale ressaltar, porém, que prática de stalking é considerada crime e pode render punições como reclusão de seis meses a dois anos além de multa. Portanto, saiba mensurar seus limites, pois a internet não é lugar de ninguém.

1. Siga a conta em questão

Não tem como dar início à lista sem sugerir a ação mais básica para ver um perfil privado no Instagram: simplesmente siga a conta em questão. Ou seja:

  1. Abra o Instagram;
  2. Vá no perfil na pessoa;
  3. Selecione o botão “Seguir”.



  4. O jeito mais simples de ver um perfil privado no Instagram é seguindo a conta (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

    O jeito mais simples de ver um perfil privado no Instagram é seguindo a conta (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

    Foto: Canaltech

Assim que a sua solicitação for aprovada, você imediatamente terá acesso a todo o conteúdo do perfil — exceto ao material publicado no Close Friends (Amigos Próximos, em português) da pessoa.

2. Converse com a pessoa

Uma dica para “quebrar o gelo”, caso se trate de alguém desconhecido, é enviar uma mensagem para a pessoa se apresentando e explicar por que você começou a segui-la.

Você pode se apresentar e ser sincero quanto às suas intenções. Mas vale reforçar: seja educado na abordagem e saiba aceitar um não, caso o perfil se recuse a conceder acesso. Ter educação e bom senso nunca é demais.

3. Vasculhe outras redes sociais da pessoa

O Instagram permite compartilhar publicações como feed e stories em outras redes sociais, principalmente no Facebook — que pertence à mesma empresa e pode ter a conta vinculada ao Instagram através da Central de Contas.

Com isso, o conteúdo pode ser visualizado em outras plataformas, já que cada uma conta com suas próprias configurações de privacidade.

Assim, se alguém tem um perfil privado no Instagram e decide compartilhar uma postagem em uma conta pública do Facebook, por exemplo, o conteúdo pode ser acessível por lá (caso seja público na outra rede).

No entanto, mesmo com o link, não é possível visualizar a publicação diretamente no Instagram se a conta for privada ou você estiver bloqueado por ela.

4. Pesquise o perfil no Google

Embora não seja lá um método de muita confiança, ainda é possível tentar localizar imagens digitando o nome de usuário no Google.

De acordo com a Central de Ajuda do Instagram, a plataforma pede que os buscadores não arquivem fotos, exceto se forem de contas públicas, de negócios ou com grande número de seguidores.

Contudo, se uma conta que já foi pública e fechou seu perfil recentemente, é bem provável que ainda existam imagens disponíveis nos resultados de busca. Mas vale reforçar: essa opção não é tão confiável assim e pesquisa pode entregar resultados imprecisos.

5. Com apps e sites para ver perfis privados, porém…

Até existem aplicativos e sites que prometem “desbloquear” perfis privados para você ter acesso ao conteúdo deles sem a necessidade de ter a solicitação de amizade aceita.

No entanto, vale tomar muito cuidado e evitar essas ferramentas nada confiáveis, pois muitas delas são armadilhas para coletar dados pessoais ou induzir o usuário a fazer  download de softwares maliciosos, podendo até mesmo aplicar golpes e dar um baita prejuízo financeiro dependendo do nível de acesso concedido.

Testes realizados com esses serviços frequentemente incluem um passo de “verificação humana” que exige o preenchimento de formulários. Os links fornecidos são bem questionáveis por representar riscos à segurança digital do usuário.



Muito cuidado com serviços que prometem mostrar o conteúdo de um perfil privado no Instagram, pois podem se tratar de armadilhas para coletar dados e aplicar golpes (Imagem: Erik Lucatero/Unsplash)

Muito cuidado com serviços que prometem mostrar o conteúdo de um perfil privado no Instagram, pois podem se tratar de armadilhas para coletar dados e aplicar golpes (Imagem: Erik Lucatero/Unsplash)

Foto: Canaltech

Além disso, o próprio Instagram remove frequentemente diversas ferramentas por uso indevido de sua API (interface de programação de aplicativos usada no desenvolvimento web e de softwares).

Esses aplicativos e sites que violam os termos de uso da plataforma podem ser banidos das lojas de aplicativos a qualquer momento, sendo assim mais um motivo para você passar longe dessas verdadeiras “frias”.

Não consegui visualizar, o que fazer?

Nem sempre uma conta pode estar de fato trancada, pois há casos em que ela simplesmente pode ter bloqueado o seu perfildando a impressão que ela passou para o modo privativo.

Para se ter uma ideia, até mesmo contas públicas podem bloquear alguém e se passar por um perfil privado (na perspectiva de quem foi barrado, claro). Ao realizar a ação, a conta banida fica impedida de ver publicações e enviar DMs para o perfil que a bloqueou.

Não há muito o que fazer caso você tenha sido bloqueado por alguém no Instagram, a não ser que essa pessoa revogue o impedimento. No entanto, para desencargo de consciência, é possível usar uma tática para checar se você realmente foi “enxotado” no perfil da pessoa.

Faça o seguinte esquema (e sem logar na sua conta do Instagram):

  1. Abra o seu navegador e entre em modo anônimo;
  2. Digite instagram.com/[arroba do perfil] (instagram.com/canaltechpor exemplo);
  3. Pressione enter para acessar a conta.


  4. O modo anônimo de um navegador permite saber se você foi bloqueado por um perfil no Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

    O modo anônimo de um navegador permite saber se você foi bloqueado por um perfil no Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

    Foto: Canaltech

Caso você consiga visualizar o feed público na navegação anônima do seu browser, é sinal que a pessoa pode ter bloqueado o seu perfil.

Além disso, se você tinha acesso ao conteúdo privado da pessoa e deixou de tê-lo repentinamente, também é um forte indício de que pode ter ocorrido um bloqueio por parte dela.

As dicas não param por aqui, pois você ainda pode conferir outros tutoriais úteis do Canaltech para fazer investigações no Instagram, incluindo como ver Stories anonimamente e saber quem visitou seu perfil na rede social.

Tendências no Canaltech:



Fonte: / www.terra.com.br

Picture of QG Criativo
QG Criativo

Agência de Marketing Digital

Outros Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.