Como tirar fotos melhores para o Instagram

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Conheça dicas para tirar fotos melhores para o Instagram com noções básicas de iluminação, composição, enquadramento e foco

27 de abril
2024
– 14h00

(atualizado em 28/4/2024 às 18h54)

Você pode seguir dicas práticas de composição, iluminação e enquadramento para tirar fotos melhores para o Instagram. Imagens bonitas, nítidas e com uma perspectiva diferente podem ajudar a aumentar o engajamento no seu perfil e atrair novos seguidores.



Foto: Reprodução/Freepik / Canaltech

Além de realizar bons registros com a câmera, você pode usar aplicativos de edição para fazer ajustes nas imagens antes de publicar na rede social.

Dicas para tirar fotos para o Instagram

No momento de tirar fotos para o Instagram, considere as seguintes dicas e orientações:

1. Privilegie a iluminação difusa

Registros escuros certamente não são boas escolhas para publicações no Instagram, mas o mesmo vale para fotos com flash ou luz dura — que geram sombras bem marcadas.

Nesse sentido, o ideal é privilegiar luzes suaves e difusas. Essa iluminação pode ser obtida, por exemplo, com uso de refletores ou múltiplos pontos de luz em um ambiente.




No meio profissional, é comum o uso de refletores para criar uma iluminação difusa (Imagem: Reprodução/Freepik)

No meio profissional, é comum o uso de refletores para criar uma iluminação difusa (Imagem: Reprodução/Freepik)

Foto: Canaltech

Refletores são bastante utilizados no meio profissional para direcionar e suavizar a luz e criar sombras menos marcadas. Em um ambiente doméstico, você pode posicionar lâmpadas e luminárias para iluminar o espaço de forma equilibrada e evitar sombras duras.

Já para fotografar ao ar livre, a dica é aproveitar os horários no começo do dia e final de tarde quando a luz do Sol está mais bonita e difusa.

2. Pense na composição

O cuidado com a composição dos elementos e o enquadramento da foto é fundamental para obter resultados bonitos e atraentes. Nessa tarefa, você deve considerar características como ponto de vista, simetria e equilíbrio, profundidade, linhas e formas.

Uma dica de composição de fotografia é usar a regra dos terços. Ela orienta a imaginar o retrato dividido em nove partes iguais — cortado por duas linhas horizontais e duas verticais — e posicionar os elementos da foto nos pontos de intersecção ou ao longo dessas linhas. Isso ajuda a evitar registros muito centralizados e proporciona imagens mais interessantes e equilibradas.



Pense na composição para obter fotos interessantes e atraentes (Imagem: wayhomestudio/Freepik)

Pense na composição para obter fotos interessantes e atraentes (Imagem: wayhomestudio/Freepik)

Foto: Canaltech

Você também pode experimentar diferentes ângulos de captura para gerar perspectivas diferentes sobre os elementos retratados. Aproveite também traços, linhas e formas do seu objeto ou assunto para guiar o olhar do espectador através da imagem.

3. Atenção ao foco

O foco não define apenas a nitidez de uma fotografia, mas também direciona a atenção sobre quem aprecia a imagem. Os elementos em foco são aqueles que vão se destacar no primeiro olhar sobre a foto.

Ao utilizar o celular para fazer um registro, você pode definir o ponto de foco com um toque na tela. Esse recurso também possibilita exercícios criativos como focar algo em segundo plano e jogar a atenção do espectador para outro detalhe da composição.



O foco orienta a atenção do espectador (Imagem: Reprodução/Freepik)

O foco orienta a atenção do espectador (Imagem: Reprodução/Freepik)

Foto: Canaltech

4. Edite sem exageros

Você pode usar aplicativos e ferramentas de edição de fotos para realizar ajustes, mas é preciso ter sutileza nas alterações para manter a aparência natural das imagens — especialmente se você não tiver muito domínio sobre os apps.

Nos aplicativos de edição é possível ajustar brilho, saturação, contraste e exposição, corrigir a nitidez e o equilíbrio de cores, além de aplicar filtros e efeitos. Algumas soluções contam ainda com ferramentas de IA para remover fundo ou objetos e até mover elementos na foto.

5. Desenvolva sua criatividade

Além de tirar fotos melhores para o Instagram, você pode usar a criatividade nas suas publicações para atrair e engajar o público. Isso pode ser feito com a definição de uma estética particular para suas imagens, através, por exemplo, de temas visuais recorrentes, predominância de determinada paleta de cores ou estilo de composição.

Essa estratégia ajuda a criar uma identidade visual sobre os seus materiais e pode fazer suas publicações se destacarem em meio a tantos conteúdos compartilhados na rede social.

Veja também dicas para deixar o seu perfil do Instagram mais bonito.

Tendências no Canaltech:

Fonte: / www.terra.com.br

Picture of QG Criativo
QG Criativo

Agência de Marketing Digital

Outros Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.