Como deixar o Instagram mais seguro

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Aprenda sete dicas para deixar o seu perfil do Instagram mais protegido e livre de uma série de ameaças

21 de março
2024
– 12h27

(atualizado em 9/4/2024 às 10h29)

É possível deixar o seu Instagram mais seguro usando funções protegem sua conta de invasores e de outras “dores de cabeça” digitais. Além das ferramentas da própria rede social, você pode usar alguns macetes para manter a privacidade do seu perfil longe de gente mal intencionada.



Foto: Unsplash/Canaltech

7 dicas para tornar seu Instagram mais seguro

Confira a seguir sete formas de proteger a sua conta no Instagram, tornando o perfil um lugar muito mais seguro e privado, além de afastá-lo de ameaças como hackers, golpistas e outros tipos de cibercriminosos.

1. Crie uma senha forte

Não dá para começar a lista sem citar a dica mais importante de todas: ter uma senha forte no Instagram. Para isso, é preciso fazer coisas como:

  • Usar no mínimo dez caracteres;
  • Revezar letras maiusculas e minusculas;
  • Usar número e símbolos.

Em contrapartida, existem práticas que você deve ficar longe na hora de administrar sua senha. Veja exemplos:

  • Evite usar a mesma senha em diversos serviços;
  • Não use informações óbvias, como data de aniversário;
  • Evite criar senhas genéricas demais, como “senha123”.

Agora que você sabe dessa dica, basta aprender como alterar sua senha do Instagram. Se você tiver esquecido ou perdido a palavra-passe, veja o que deve ser feito para recuperá-la.

2. Habilite a autenticação de dois fatores

Não basta ter somente uma senha forte no Instagram, pois também é recomendável ativar a verificação (ou autenticação) em duas etapas da rede social.

Essa função opera como uma segunda camada de proteção ao exigir que o usuário insira um código único enviado por e-mail, SMS ou aplicativo de verificação. Para ativar a autenticação de dois fatores, basta fazer o seguinte:

  1. Abra o Instagram e vá em “Configurações”;
  2. Selecione “Central de Contas” e “Senha e segurança”;
  3. Vá na opção “Autenticação de dois fatores”;
  4. Selecione o perfil e o método de autenticação desejados;
  5. Siga as etapas para concluir o processo.



É possível ativar a autenticação de dois fatores do Instagram para garantir mais segurança para a sua conta (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

É possível ativar a autenticação de dois fatores do Instagram para garantir mais segurança para a sua conta (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Foto: Canaltech

Depois disso, a conta passa a ser liberada para uso somente após a inserção do código — o que impossibilita que qualquer pessoa invada o perfil se não tiver acesso aos meios atrelados à autenticação configurada.

3. Ative a solicitação de login

É possível ativar a solicitação de Conecte-se do Instagram, que permite escolher dispositivos confiáveis para autorizar o acesso à conta. No caso, esses aparelhos recebem uma notificação push com a opção de liberar o login ou impedir que o solicitante obtenha acesso à conta. Também é possível conceder autorização dentro das notificações do app.

No entanto, é preciso ativar a autenticação de dois fatores do Instagramcomo ensinado no tópico anterior. Depois é só fazer o seguinte para habilitar a solicitação de login:

  1. Acesse o menu de autenticação de dois fatores;
  2. Selecione “Métodos adicionais”;
  3. Habilite a opção “Solicitação de login”;
  4. Retorne ao menu anterior;
  5. Vá em “Dispositivos confiáveis” para gerenciar seus aparelhos.


Você pode ativar a solicitação de login após ativar a autenticação de dois fatores do Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Você pode ativar a solicitação de login após ativar a autenticação de dois fatores do Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Foto: Canaltech

Você pode administrar todos os dispositivos confiáveis na última tela. Inclusive, vale sempre ficar de olho por lá para ver se não há nenhum aparelho estranho vinculado à sua conta.

4. Torne sua conta privada

Converter seu perfil pessoal para uma conta privada não chega a tornar o seu acesso mais seguro, mas certamente protege fotos, vídeos e listas de seguidores de curiosos indesejados.

Veja um passo a passo simples para realizar a conversão:

  1. Abra a sua tela de perfil;
  2. Toque no menu de três barras;
  3. Selecione “Privacidade da conta” e alterne para privada.


Quem deseja ter mais privacidade no Instagram pode mudar conta para privada (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Quem deseja ter mais privacidade no Instagram pode mudar conta para privada (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Foto: Canaltech

Lembrando que seus seguidores aprovados ainda podem ver o que você compartilha, como Reels, stories, comentários e mais. Eles também têm acesso às suas listas de seguidores e de quem você segue.

5. Monitore atividades de apps de terceiros

Muitos serviços usam as credenciais do Instagram como forma de criar uma conta, o que puxa seus dados da rede social. No entanto, nem todo aplicativo de terceiros é bem intencionado, sendo que muitos deles podem coletar seus dados e usá-los de forma criminosa.

Além dessa recomendação, vale a pena fiscalizar quais apps ainda têm autorização para continuar usando suas credenciais, pois muitos deles deixam de receber atualizações e eventualmente ficam suscetíveis a vazamentos — uma vez que apresentam diversas vulnerabilidades.

Confira como fazer a checagem:

  1. Abra a tela do seu perfil;
  2. Toque no menu de três barras;
  3. Acesse “Permissões do site”;
  4. Entre em “Apps e sites”;
  5. Selecione o serviço desejado e faça a remoção.


É possível monitorar aplicativos de terceiros que usam as credenciais do seu Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

É possível monitorar aplicativos de terceiros que usam as credenciais do seu Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Foto: Canaltech

Além disso, você pode acessar a opção “Links da mensagem” e alternar entre abrir em um navegador externo ou no browser do próprio Instagram.

6. Cuidado com spams perigosos

A fim de proteger sua conta contra ataques de roubo de dados, também conhecidos como phishingtome cuidado com o que chega diretamente às suas DMs (ou mensagens diretas) não clicando em endereço algum que não tenha sido enviado por contatos de confiança.

Mesmo assim, ainda vale perguntar para a pessoa se ela de fato enviou aquele link, pois ela pode ter tido sua conta invadida e estar disseminando Spam sem fazer a mínima ideia.

7. Vigie outras redes sociais

Não adianta proteger somente sua conta do Instagram se você não fizer o mesmo nos perfis das outras redes sociais — sobretudo no Facebookque, por pertencer à mesma empresa, costuma ser vinculado ao perfil do Instagram.

Uma autorização de uma conta pode levar o agente malicioso a acessar o outro perfil caso ele não esteja protegido o suficiente. Além de imagens que podem ser compartilhadas em várias plataformas sem os mesmo padrões de segurança, o cibercriminoso pode printar suas conversas e roubar outros dados sensíveis através dessa “ponte” de plataformas.

Portanto, confira guias ensinando a melhorar a segurança e a privacidade da sua conta do Facebook, TikTok e Whatsapp.

Tendências no Canaltech:

Fonte: / www.terra.com.br

Picture of QG Criativo
QG Criativo

Agência de Marketing Digital

Outros Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.