Como ativar filtro de conteúdo político no Instagram?

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

No dia  9 de fevereiro de 2024, a meta atualizou a sua abordagem ao inserir o filtro de conteúdo político no Instagram e no Threads nos EUA. Já em 28 de março, a novidade chegou ao Brasil, porém, ainda não foi disponibilizada em larga escala. Entenda do que se trata este novo recurso.

A Meta declarou que tem por objetivo proporcionar boas experiências aos usuários do Instagram e do Threads. E por esse motivo, acredita que a decisão de seguir ou não contas que publiquem conteúdo político seja do próprio usuário.

Leia mais:

Em recente atualização, a empresa adicionou um filtro de conteúdo político opcional nas configurações, que limita a exibição de tópicos considerados sociais ou políticos. As publicações sugeridas para o usuário pelo algoritmo dos serviços seguirá o que o filtro determinar, reduzindo as recomendações do tema na aba “Explorar”, nos “Reels” e em sugestões do feed ou de usuários a serem seguidos.

De acordo com o anúncio original da Meta, a ideia é reduzir a quantidade de publicações mostradas para usuários que não querem ver postagens políticas no feed.

Instagram via Brett Jordan/Unsplash

Ou seja, o algoritmo filtra conteúdos que são considerados desse tema quando menciona “governos, eleições ou tópicos sociais que afetem um grupo de pessoas e/ou a sociedade em geral” – ou seja, uma categoria bastante vasta e que pode gerar falsos positivos em algumas postagens. Apesar de polêmica, a novidade não altera a quantidade de postagens políticas que o usuário já recebe das contas que segue.

Como limitar conteúdo político no Instagram?

O botão para ativar ou desativar o recurso fica dentro do menu de configurações do Instagram, na aba “Conteúdo sugerido”. Por serem vinculados, a atualização também vale para o Threads. Veja abaixo como fazer, seguindo o passo a passo. Importante lembrar que o recurso só começou a ser liberado em larga escala nos últimos dias. A atualização no aplicativo ainda não foi disponibilizada para todos os usuários (incluindo a mim), mas deve se tornar em breve uma opção global para todos.

Tempo necessário: 5 minutos

Como habilitar o filtro de conteúdo político no Instagram

  1. Acesse seu perfil

    Entre no Instagram pelo app ou PC e na página inicial, clique no ícone (foto) do seu perfil, no canto inferior direito da tela. Em seguida, clique nos três riscos horizontais no canto superior direito para acessar o menu.Print de tela de celular para tutorial de como acessar filtro de conteúdo político no Instagram

  2. Acesse opção Sua Atividade

    Entre em “Configurações e Atividades” ou “Sua Atividade” e role a tela até chegar à opção “Sugestão de conteúdo” para ver as opções. No meu caso, em “Conteúdo sugerido” (imagem à direita) ainda não aparece a opção de “Conteúdo político” entre os itens em que é possível escolher e determinar o que interessa ou não, inclusive “Palavras e frases específicas” que pode restringir.Tutorial de filtro de conteúdo político no Instagram

  3. Selecione “Conteúdo Político”

    Se seu Instagram estiver atualizado, selecione a opção “Conteúdo político”. Verá que aparecem duas opções: “Limitar” e “Não Limitar”, veja nas imagens abaixo. A opção “Não limitar” não habilita a nova função, dessa forma, os conteúdos políticos, governamentais e de caráter social continuarão aparecendo como recomendados para você. Já na opção “Limitar”, o filtro de Conteúdo político restringirá todos os conteúdos com esse tema vindo de contas que você não segue.Print de tela para tutorial do instagram

A mudança não afetará o que você vê nas contas que já segue. Mas as plataformas não recomendarão proativamente conteúdo sobre política, o que poderia limitar a capacidade dos usuários de consumirem conteúdos diversos sobre questões políticas com pessoas fora de seus círculos existentes.

Isso é especialmente impactante à medida que o algoritmo do Instagram muda para recomendar mais postagens de contas que você não segue, especialmente os Reels. Principalmente em um ano eleitoral, o recurso se torna polêmico, podendo agradar ou incomodar muita gente.



Fonte: / olhardigital.com.br

Picture of QG Criativo
QG Criativo

Agência de Marketing Digital

Outros Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.